Lean Startup na Prática

Pense diferente!! Tenha ideias inovadoras.

Apresentação

O meetup Lean Startup na Prática apresenta os conceitos que suportam o método Lean Startup descrito no Livro “A Startup Enxuta” escrito por Eric Ries e que popularizou e desmistificou para o mundo dos negócios os conceitos de Pivotar e trabalhar com Produtos Mínimos Viáveis (MVP em inglês). O participante será apresentado a “cases” onde a abordagem foi utilizada, ajudou pessoas, empresas e transformou negócios ao redor do mundo.

Para quem é?

Este meetup foi desenhado para todos que desejam conhecer o método e vem ajudando pessoas e empresas a gerarem produtos de maneira inovadora, enxuta e baseado em hipóteses que podem e devem ser testadas e validadas.

Objetivo

  • Apresentar o método Lean Startup para quem teve pouco ou nenhum contato com o modelo;
  • Trabalhar algumas ferramentas de maneira prática para facilitar o entendimento do método;
  • Apresentar e compartilhar cases que demonstram os resultados alcançados com o uso do Lean Startup.

Metodologia

Base para aplicação do Método
  • Apresentamos os fundamentos e a definição de uma Startup e geramos discussão entre os participantes.
  • Apresentamos os princípios que sustentam o conceito de empreendedorismo e intra-empreendedorismo.
  • Apresentamos os fundamentos da inovação e da disrupção baseando a discussão em cases que suportam o modelo.
  • Fundamentamos os conceitos que suportam uma incubadora e uma aceleradora.
  • Apresentamos o conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) e como ele se aplica no dia a dia dos negócios.
Onde tudo começou
  • Apresentamos a origem, a fonte de onde o “Eric Ries” buscou para criar o método Startup Enxuta, que teve origem no modelo Manufatura Enxuta da década de 60 (Sessenta).
  • Explicamos a mudança na estratégia de desenvolvimento e lançamento do produto, saindo de uma situação no topo da pirâmide produto, estratégia para otimização e pivotar.
  • Apresentamos o conceito de convergente para fazer escolhas, o mesmo adotado no modelo Design Thinking na fase de Definição e conectar esse conceito com Valor & Desperdício “O pensamento enxuto define valor como algo que proporciona valor ao cliente; todo o restante é desperdício”.
  • Apresentamos a importância da experimentação e como isso deve ser feito, o que se buscar com esse processo, trazendo a importância e a consciência de que durante a aplicação do método o errar é bom, faz bem!
  • Apresentamos o “Case” da Zappos, como ela surgiu e onde ela chegou, e isso está conectado com sonhar grande (mirar a Lua), mas decompor sua ideia e seu objetivo em pequenas partes que podem ser desenvolvidas e evoluídas ao longo do tempo e com base no feedback dos clientes.
  • Para finalizamos o módulo Visão, aplicaremos os conceitos na prática. Apresentaremos o “Case” da empresa Zpto (fictícia), que atua no segmento da saúde com foco no público 70+ e está passando por um processo de transformação digital. A empresa identificou:
    • Site muito confuso e com muitas informações técnicas;
    • Aplicativo com baixo número de downloads;
    • Rede física (clínicas e hospitais) desconectadas com as soluções tecnológicas existentes.

O objetivo dos times será: 

  • Desenvolver e apresentar uma solução aplicando os conceitos no método Lean Startup.
Apontando um caminho
  • Apresentamos o ciclo de feedback do método Startup Enxuta, que passa por: Geração de Ideias; Construção; Produto/Serviço; Medir; Analisar os Dados; Aprender com os Dados.
  • Explicamos o conceito de Saltar, aplicando o questionamento “O novo produto cria ou destrói valor?”, buscando validar a hipótese em campo, saindo do escritório indo até as pessoas para testar o protótipo que foi criado aplicando o conceito MVP (Produto Mínimo Viável). 
  • Ensinamos o caminho que o aluno deve seguir quando o negócio entra no estado de estagnação e se tornar um negócio “zumbi”. Para sair desse processo é necessário:
    • Estabelecer um baseline;
    • Ajustar o motor de crescimento;
    • Analisar se é necessário pivotar ou persistir.

Explicamos o conceito do que é pivotar e apresentar o catálogo de pivôs, passando por cada um:

  • Zoom-in
  • Zoom-out
  • Segmento de Clientes
  • Necessidade do Cliente
  • Plataforma
  • Arquitetura de Negócios
  • Captura de Valor
  • Motor de Crescimento
  • Canal
  • Tecnologia

Explicando quando eles poderão ser aplicados e utilizando exemplos práticos como:

  1. Gerar ideias (brainstorming) individual;
  2. Cocriar as ideias geradas em grupo (colaboração);
  3. Priorizar e construir um MVP das ideias com maior simplicidade e maior relevância para solucionar o desafio proposto.
Hora de crescer
  • Apresentamos de onde e como podemos fazer o negócio crescer e alguns caminhos são:
    • Boca a Boca;
    • Efeito colateral da utilização do produto;
    • Por meio de publicidade financeira;
    • Por meio de compra ou do uso repetido.
  • Destacamos e apresentamos os motores de crescimento que podem ser utilizados para fazer um negócio crescer, os motores são:
    • Crescimento Recorrente;
    • Crescimento Viral;
    • Crescimento Pago.
  • Esclarecemos que pode ser utilizado mais de um motor por vez em um negócio.
  • Discutimos e esclarecemos a importância de se criar organizações e negócios adaptativos e flexíveis.
  • Para finalizar o módulo Aceleração. aplicamos na prática os conceitos abordados.
    1. Definir qual motor de crescimento;
    2. Escrever a estratégia.
Ronaldo Zanardo

Facilitador

Ronaldo Zanardo

Mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia de grandes empresas.
Atua como facilitador de inovação por meio de abordagem, metodologias e ferramentas como o Design Thinking, Business Model Canvas, Lean Startup, Negócios e Tecnologias Exponenciais, com o objetivo de ajudar pessoas e empresas na busca de soluções de valor para sua vida e seus negócios.

Detalhes

Pessoa Jurídica: Sob consulta

  • ONLINE

Modalidade: Remoto – Online

Carga horária: 3h

Investimento:

de R$ 60,00 por

R$ 50,00

  • Em até 12x sem juros
    no Cartão de Crédito
Quando:
  • 15 de setembro
  • 19h - 22h
  • PRESENCIAL

Modalidade: Presencial

Carga horária: 3h30

Investimento:

de R$ 120,00 por

R$ 80,00

Quando:
  • Aguarde!
  • 19h - 22h
  • Coffee break incluso

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