Passados quase 5 anos trabalhando com o Modelo Design Thinking, seja aplicando Workshops e Meetups ou utilizando ele em projetos em diferentes empresas de diferentes seguimentos e tamanho. Hoje temos uma visão e uma base para dizer que ele é uma realidade dentro das organizações e na vida das pessoas.
Pessoas já ouviram falar, já trabalharam em alguma iniciativa ou projeto onde o modelo foi aplicado ou até mesmo já fizeram algum curso ou leram algum livro o artigo sobre ele, mas o que isso quer dizer?
Primeiro de tudo é muito bom que isso esteja acontecendo, pois como costumamos dizer o Design Thinking é uma “ferramenta”, focada no ser humano e com uma estrutura e ferramentas que auxiliam as empresas no processo de inovação e resolução de problemas complexos e quanto mais pessoas tem contato e utilizam essa “ferramenta” melhor é para todos.
Mas pela nossa experiência atuando em diversas empresas, quando damos um zoom nessa aplicação, nesse saber o que é o Design Thinking, percebemos que algumas áreas, algumas lideranças e alguns profissionais ainda possuem uma certa resistência, uma certa desconfiança quanto a aplicação do modelo e os motivos que identificamos são variados, podendo ser:
Falta de conhecimento mais aprofundado no tema;
Questões e barreiras culturais;
Dificuldade de envolver as pessoas;
Até mesmo por ter tentado utilizar no passado e não ter dado muito certo.
Independente dos motivos dessa “dificuldade” temos percebido que ele está dentro das empresas sim, mas ainda tem muita possibilidade de expansão do seu uso e aplicação e foi isso que nos motivou a iniciar essa série de artigos, onde iremos compartilhar um pouco de nossa experiência, através de casos reais, explicando quando e como usar algumas ferramentas e como conduzir e facilitar sessões utilizando o Modelo Design Thinking em ambientes reais.
Fique conectado, que a cada duas semanas teremos um novo Capítulo recheado de dicas, exemplos e experiências para você!
Até o próximo!